Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia

Dr. Felipe Freitas

Dr. Felipe Freitas

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). É doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília com concentração na área de Direito, Estado e Constituição na linha de Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais. Foi coordenador nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal (2012 – 2014) e Secretario Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (2015 – 2016). Entre 2019 e 2020 trabalhou junto ao Centro de Formação Jurídica e Judiciária do Governo de Moçambique elaborando diretrizes para o ensino de magistrados nas áreas de penas alternativas à pena de prisão. Entre 2020 e 2022 foi diretor da Plataforma Justa, que estuda o financiamento e a gestão do Sistema de Justiça, e coordenador de Programas da Rede Liberdade.

Atualmente é professor colaborador do mestrado profissional em segurança pública da Universidade Federal da Bahia (PROGESP UFBA) e professor do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP); membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM UEFS) e pesquisador do Núcleo de Justiça Racial & Direito da Fundação Getúlio Vargas São Paulo (FGV/SP). É Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Tem experiência na área de direito, violência e política, com ênfase em teoria do estado e da constituição, pesquisa empírica, direito penal, criminologia, sociologia jurídica e direitos humanos.

Primeiro Dia 05/06
Primeiro Dia 05/06
Segundo Dia 06/06
Segundo Dia 06/06
Terceiro Dia 07/06
Terceiro Dia 07/06
  • UEFS
  • 13.00 PM

Credenciamento 05/06 (Segunda-Feira)

Credenciamento para os ingressos ao evento

  • UEFS
  • 14.00 - 15.00 PM

Curso pré-seminário aberto para graduandas/os e pós graduandas/os: Racismo e Saúde no Brasil: evidências da coorte do ELSA-Brasil

Facilitadora Drª Lidyane do Valle Camelo (Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais). Atividade virtual.

  • UEFS
  • 15.00 - 17.00 PM

Cine-Debate: EU, NÓS, ELAS… QUILOMBOLAS.

Bate-papo com Drª Tatiana Engel Gerhardt (UFRS)

  • UEFS
  • 17.00 - 18.00 PM

Abertura solene e boas vindas institucionais

Representantes: Ministério da Saúde / Reitoria Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UEFS. Secretaria Municipal de Saúde / Universidade Federal do Pará / Universidade Federal da Bahia / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / Instituto Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz - Bahia / Coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEFS / Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) / Coletivo de Professoras e Professores Negras e Negros da UEFS / Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS / Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL) / Coletivo Ivannide Santa Bárbara / Movimento Negro – Frente Negra Feirense / Rede de Mulheres de Terreiro e Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde do Estado da Bahia / Apresentação: Profª Drª Edna Maria de Araújo.
  • UEFS
  • 18.00 - 19.30 PM

Conferência a duas vozes: Racismo e suas repercussões na Saúde da População Negra.

Drª Vijaya Hogan (Consultants, LLC/Estados Unidos) e Dr. Luis Eduardo Batista (Coordenador Nacional da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra/Ministério da Saúde). Coordenadora: Profª Drª Edna Maria de Araújo
  • UEFS
  • 8.00 AM

Credenciamento 06/06 (Terça-Feira)

Credenciamento para os ingressos ao evento.