Docente/UFRGS

Drª Tatiana Engel Gerhardt

Dra Tatiana

Pós-doutorado em Antropologia Visual – Université Bordeaux Ségalen (Bordeaux) e École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Doutorado em Antropologia Social e Cultural – Université de Bordeaux Ségalen. Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando no Bacharelado em Saúde Coletiva, na Pós-Graduação em Saúde Coletiva e na Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Chefe do Departamento de Saúde Coletiva – DESCOL (2018-2020). Coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva-GESC UFRGS e membro do LAPPIS/UERJ. Foi Coordenadora da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO (2014-2016), e hoje é membro do núcleo de coordenação desta comissão (2017-2019), assim como vice-presidenta da ABRASCO (2018-2020).

Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Antropologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: itinerários terapêuticos, redes sociais e mediações em saúde, itinerários terapêuticos em imagens, práticas de integralidade em saúde, usos do território e o cuidado em saúde, desigualdades e iniquidades sociais e de saúde. As pesquisas são desenvolvidas em espaços urbanos e rurais, utilizando referenciais teórico-metodológicos da antropologia, da filosofia, da antropologia visual e da teoria pós-colonial e decolonial. Experiência em programas interdisciplinares de pesquisa em espaços urbanos e rurais.

Primeiro Dia 05/06
Primeiro Dia 05/06
Segundo Dia 06/06
Segundo Dia 06/06
Terceiro Dia 07/06
Terceiro Dia 07/06
  • UEFS
  • 13.00 PM

Credenciamento 05/06 (Segunda-Feira)

Credenciamento para os ingressos ao evento

  • UEFS
  • 14.00 - 15.00 PM

Curso pré-seminário aberto para graduandas/os e pós graduandas/os: Racismo e Saúde no Brasil: evidências da coorte do ELSA-Brasil

Facilitadora Drª Lidyane do Valle Camelo (Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais). Atividade virtual.

  • UEFS
  • 15.00 - 17.00 PM

Cine-Debate: EU, NÓS, ELAS… QUILOMBOLAS.

Bate-papo com Drª Tatiana Engel Gerhardt (UFRS)

  • UEFS
  • 17.00 - 18.00 PM

Abertura solene e boas vindas institucionais

Representantes: Ministério da Saúde / Reitoria Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UEFS. Secretaria Municipal de Saúde / Universidade Federal do Pará / Universidade Federal da Bahia / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / Instituto Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz - Bahia / Coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEFS / Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) / Coletivo de Professoras e Professores Negras e Negros da UEFS / Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS / Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL) / Coletivo Ivannide Santa Bárbara / Movimento Negro – Frente Negra Feirense / Rede de Mulheres de Terreiro e Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde do Estado da Bahia / Apresentação: Profª Drª Edna Maria de Araújo.
  • UEFS
  • 18.00 - 19.30 PM

Conferência a duas vozes: Racismo e suas repercussões na Saúde da População Negra.

Drª Vijaya Hogan (Consultants, LLC/Estados Unidos) e Dr. Luis Eduardo Batista (Coordenador Nacional da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra/Ministério da Saúde). Coordenadora: Profª Drª Edna Maria de Araújo
  • UEFS
  • 8.00 AM

Credenciamento 06/06 (Terça-Feira)

Credenciamento para os ingressos ao evento.