pexels-greta-hoffman-9706114 (1)
Saúde como Direito das Populações Vulnerabilizadas

II Seminário Norte-Nordeste sobre Saúde da População Negra &
IV Seminário Internacional sobre Racismo e Saúde

O II Seminário Norte-Nordeste sobre Saúde da População Negra e IV Seminário Internacional sobre Racismo e Saúde apresentam-se como eventos acadêmicos-científicos que visam oportunizar o debate entre estudantes, docentes, pesquisadoras/es, gestoras/es, profissionais da  saúde, lideranças de movimentos sociais do estado da Bahia, Pará e de países das Américas e de África. O evento visa expandir o debate técnico-científico e político-social sobre o Direito à Saúde das Populações Vulnerabilizadas no âmbito das políticas públicas, sobretudo, da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

O I Seminário Norte-Nordeste sobre Saúde da População Negra ocorreu em 2019, organizado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) no âmbito do Programa Nacional para o Desenvolvimento da Amazônia (PROCAD/AM), uma parceria que envolve o Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (PPGSAS-UFPA), o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGSC/UEFS) e o ISC/UFBA.

O primeiro Seminário Internacional sobre Racismo e Saúde ocorreu em 2007. Em 2011, ocorreu o segundo seminário e, em 2014, foi realizado o terceiro evento com a participação de pesquisadoras/es brasileiras/os, estrangeiras/os no âmbito do convênio de colaboração de pesquisa e intercâmbio entre o PPGSC/UEFS e a Universidade da Carolina do Norte/USA (UNC-USA).

O evento ora proposto, o II Seminário Norte-Nordeste sobre Saúde da População Negra e IV Seminário Internacional sobre Racismo e Saúde correspondem a uma iniciativa dos três Programas de Pós-graduação que compõem o PROCAD/AM, a saber: PPGSAS/UFPA, PPGSC/UEFS, ISC/UFBA aos quais se soma o Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ampliando, desta forma, a rede de colaborações interinstitucionais.

Em alinhamento com os objetivos e o apoio do Grupo Temático Racismo e Saúde da ABRASCO e do PROCAD/AM pretende-se, nos três dias de realização do evento, analisar e difundir indicadores de saúde da população negra, de povos e comunidades tradicionais do Brasil e de outros países, sublinhando o quadro de vulnerabilidade epidemiológica e assistencial em que se encontram estes segmentos sociais e discutir estratégias para promoção da equidade em saúde.

 

Introdução

O II Seminário Norte-Nordeste sobre Saúde da População Negra e IV Seminário Internacional sobre Racismo e Saúde se constituirá em um espaço de diálogo e de articulação interinstitucional e transdisciplinar (Ciências Sociais, Epidemiologia e Política, Planejamento e Gestão dos Serviços de Saúde), sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Espera-se que esse evento represente um marco no fortalecimento do campo das pesquisas sobre saúde da população negra, de povos e comunidades tradicionais, bem como no fortalecimento da articulação entre universidade, serviços de saúde e comunidade com vistas ao enfrentamento do racismo e redução das iniquidades em saúde no Brasil.
Dr. Hilton Silva<br />(UFPA)

Dr. Hilton Silva
(UFPA)

A garantia de saúde para a população negra é um dos maiores desafios para o SUS na atualidade. Lutar contra todas as formas de racismo institucional é dever de cidadania.
Drª Edna Maria de Araújo (UEFS)

Drª Edna Maria de Araújo (UEFS)

“O evento II Seminário Norte-Nordeste de Saúde da População Negra e IV Seminario Internacional sobre Racismo e Saúde representa a continuidade da luta antirracista empreendida por Instituições de Ensino Superior e a sociedade como um todo, com vistas a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, equidade e justiça social”.
Drª Ionara Magalhães (UFRB)

Drª Ionara Magalhães (UFRB)

"Democratizar a saúde significa romper com toda política anti-direitos humanos e promover a igualdade de oportunidades e a defesa radical da vida e da dignidade humana."
Palestrantes

Quem marcará presença:

Dr. Altair Lira

Dr. Luis Eduardo Batista

Drª Carla Akotirene

Drª Givânia Silva

Drª Lucia Xavier

Profª Drª Ionara Magalhães de Souza

Dr. Roudom Moura

Drª Sharrelle Barber

IV Seminário Internacional sobre Saúde da População Negra

Confira a programação do evento:

Primeiro Dia 05/06
Primeiro Dia 05/06
Segundo Dia 06/06
Segundo Dia 06/06
Terceiro Dia 07/06
Terceiro Dia 07/06
  • UEFS
  • 13.00 PM

Credenciamento 05/06 (Segunda-Feira)

Credenciamento para os ingressos ao evento

  • UEFS
  • 14.00 - 15.00 PM

Curso pré-seminário aberto para graduandas/os e pós graduandas/os: Racismo e Saúde no Brasil: evidências da coorte do ELSA-Brasil

Facilitadora Drª Lidyane do Valle Camelo (Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais). Atividade virtual.

  • UEFS
  • 15.00 - 17.00 PM

Cine-Debate: EU, NÓS, ELAS… QUILOMBOLAS.

Bate-papo com Drª Tatiana Engel Gerhardt (UFRS)

  • UEFS
  • 17.00 - 18.00 PM

Abertura solene e boas vindas institucionais

Representantes: Ministério da Saúde / Reitoria Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UEFS. Secretaria Municipal de Saúde / Universidade Federal do Pará / Universidade Federal da Bahia / Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / Instituto Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz - Bahia / Coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEFS / Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) / Coletivo de Professoras e Professores Negras e Negros da UEFS / Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS / Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL) / Coletivo Ivannide Santa Bárbara / Movimento Negro – Frente Negra Feirense / Rede de Mulheres de Terreiro e Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde do Estado da Bahia / Apresentação: Profª Drª Edna Maria de Araújo.
  • UEFS
  • 18.00 - 19.30 PM

Conferência a duas vozes: Racismo e suas repercussões na Saúde da População Negra.

Drª Vijaya Hogan (Consultants, LLC/Estados Unidos) e Dr. Luis Eduardo Batista (Coordenador Nacional da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra/Ministério da Saúde). Coordenadora: Profª Drª Edna Maria de Araújo
  • UEFS
  • 8.00 AM

Credenciamento 06/06 (Terça-Feira)

Credenciamento para os ingressos ao evento.
Levy Emmanuel

Levy Emmanuel

Cantor, compositor e instrumentista
  • UEFS
  • 8.30 AM

Apresentação artístico-cultural

Levy Emmanuel é professor, compositor, instrumentista e cantor. Em sua trajetória musical, já se apresentou em mais de 100 cidades na Bahia em diversos eventos. Dividiu palcos com grandes nomes da música popular brasileira, como: Fagner, Geraldo Azevedo, Xangai, Chico César, Belchior, Gal Costa, Jorge Vercillo, Bule bule, Lazzo Matumbi, Raymundo Sodré, Flávio Venturini, Danilo Caymmi, entre outras grandes pérolas do nosso imenso cenário musical.
  • UEFS
  • 9.00 - 10.30 AM

Mesa 1. Justiça Social, Direitos Humanos e Saúde das Populações Vulnerabilizadas

Participantes: Drª Lucia Xavier (Crioula), Noly Fernández (Venezuela/CLACSO), Drª.h.c. Ìyálòrísá Joilda Pereira de Jesus (Sacerdotisa Ìyálorisa Joilda Ti Osùn, fundadora e presidente das entidades Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana de Arapongas). Mediação: Prof. Dr. Hilton Silva (UFPA)
Intervalo

Intervalo

Pausa rápida!
  • UEFS
  • 10.30- 10.45 AM

Intervalo

  • UEFS
  • 10.45 - 12.15 AM

Mesa 2. Perspectivas de Superação de Iniquidades em Saúde das Populações Vulnerabilizadas nas Américas e na África: o que dizem as pesquisas?

Participantes: Profª Drª Maria Inês Barbosa (UFMT), Prof. Dr. Luis Tomás Domingos (Moçambique/UNILAB), Prof. Dr. Gonzalo Basile (República Dominicana/FLACSO). Mediação: Profª Drª Leny Trad (ISC/UFBA)
  • UEFS
  • 12.15 - 14.00 PM

Almoço

  • UEFS
  • 14.00 - 15.30 PM

Mesa 3. Vulnerabilidades e Determinantes Sociais da Saúde dos Povos Tradicionais do Norte e Nordeste

Participantes: Profª Drª Denize Ribeiro (UFRB), Prof. Dr. Jucelho Dantas (UEFS/População cigana) e Drª Givânia Silva (CONAQ). Mediação: Profª Drª Socorro Castelo-Branco (UFPA)
  • UEFS
  • 15.30 - 15.45 PM

Intervalo

Intervalo
  • UEFS
  • 15.45- 17.15 PM

Apresentação oral de trabalhos – Grupo Temático 1

Grupo Temático - 1: Equidade, racismo, doenças crônicas e infecto-contagiosas nas populações vulnerabilizadas. Coordenador: Prof. Dr. João de Melo-Neto (UFPA). Debatedor: Prof. Me. Selton Diniz (UEFS)
  • UEFS
  • 15.45 - 17.15 PM

Apresentação oral de trabalhos – Grupo Temático 2

Saúde e combate ao racismo: contribuições das Ciências Humanas e Sociais. Coordenadora: Prof. Dr. Nelson Veiga (UFPA) - Debatedora: Profª Drª Diana Anunciação Santos (UFRB).
  • UEFS
  • 8.00 AM

Credenciamento 07/06 (Quarta-Feira)

Credenciamento para os ingressos ao evento.
  • UEFS
  • 8.30 - 10.00 AM

Mesa 4. Resistências Históricas de Povos e Comunidades Tradicionais, Populações Vulnerabilizadas e a Luta pela Saúde

Participantes: Prof. Dr. Felipe Sotto Maior Cruz (Tuxá) (UFBA), Sueli Oliveira (Coordenadora Nacional do Movimento População de Rua) e Profª Drª Andreia Beatriz (UEFS/População privada de liberdade). Mediação: Profª Ma. Cristiane Silva dos Santos (UFRB)
  • UEFS
  • 10.00 - 11.30 AM

Mesa 5. Envelhecimento, Gênero e Saúde das Populações Vulnerabilizadas

Participantes: Dr. Alexandre Silva (Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do MDHC), Dr. Jourdyn Lawrence (Drexel University) e Profª Drª Acácia Batista (UEFS). Mediação: Profa. Dra. Claudia Feio da Maia Lima (UFRB)
Drª Sharrelle Barber

Drª Sharrelle Barber

Ubuntu Center/Estados Unidos
  • UEFS
  • 11.30 - 12.30 AM

Conferência Internacional: Direitos Humanos e o racismo como questão de saúde pública global.

Convidada: Drª Sharrelle Barber - (Drexel University, Ubuntu Center/Estados Unidos). Coordenação: Drª Joilda Nery (ISC/UFBA)
  • UEFS
  • 12.30- 14.00 PM

Almoço

  • UEFS
  • 14.00- 15.30 PM

Mesa 6. Branquitude, Saúde Mental e interseccionalidade.

Participantes: Profª Drª Jeane Tavares (UFRB), Drª Carla Akotirene (Secretaria Municipal de Saúde/SSA) e Drª Odeth Santos (México). Mediação: Profª Drª Ionara Magalhães de Souza (UFRB) e Prof. Me. Washington Luan Gonçalves de Oliveira (UNEX)
  • UEFS
  • 15.30 - 17.00 PM

Apresentação oral de trabalhos – Grupo Temático 3

Políticas, Planejamento e Serviços no campo da saúde das populações vulnerabilizadas. Coordenadora: Dra. Silvone Santa Bárbara (UEFS). Debatedor: Me. Altair Lira (Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim)
  • UEFS
  • 15.30 - 17.00 PM

Apresentação oral de trabalhos – Grupo Temático 4

Gênero, raça, envelhecimento e saúde. Coordenadora: Profa. Dra. Liliane Nascimento (UFPA). Debatedora: Profª Drª Evanilda Carvalho (UEFS)
Drª Zélia Amador de Deus

Drª Zélia Amador de Deus

Liderança negra nacional, professora emérita da UFPA
  • UEFS
  • 17.00 - 18.00 PM

Conferência de Encerramento:

Racismo sob uma perspectiva Interseccional: a sobreposição de identidades sociais, discriminação, opressão e dominação”. Conferencista: Drª Zélia Amador de Deus (Liderança negra nacional, professora emérita da UFPA). Mediadora: Drª Lucélia Luiz Pereira (UNB/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.)

  • UEFS
  • 18.00 PM

Encerramento oficial. Apresentação cultural

Encerramento oficial do evento com apresentação cultural.

Realização